Tente outra vez


Meu namorado praticamente paga nosso aluguel sozinho, o carro que usamos é emprestado pela minha mãe e não tenho condições para colocar combustível. Agradeço a Deus pela minha fonte de renda, mas por mais que eu me dedique e o viva com paixão não cresço na carreira. Sou concursado público desde 2019 e desde então recebi mais atribuições, mais confiança, mais responsabilidades, sou atualmente referência na área em que atuo mas meu salário é o mesmo de 2019. 

Eu por diversas maneiras tentei e continuo tentando melhorar nossa vida financeira. Em Julho de 2020 comecei a revender cosméticos. Nossa, como eu vendi. Aprendi todas as técnicas, consegui inúmeros clientes, comprei uma agenda só para anotar os pedidos. Em questão de poucos meses eu já tinha subido duas vezes na categoria da empresa. Estava muito feliz, comprei uma maquininha de cartão, investi nas redes sociais e tudo estava dando certo. Minha capacidade de vender rápido foi tão surpreende que fui convidado pela franquia da minha cidade para ser o coordenador/supervisor de vendas da empresa local. Eu estava me sentindo no auge. 

Agora estamos em Janeiro de 2021, com dois empregos, namorando e firme e como eu estava feliz, senti que era o momento de darmos um passo a mais na nossa relação e fomos morar juntos. Escolhemos uma casinha linda, num bairro tranquilo, como eu estava me sentindo realizado! Aos poucos fomos mobiliando nossa casinha, ganhamos muitas coisas, investimos em outras e estávamos iniciando uma nova etapa em nossa vida. A única questão era que depois de um mês conciliando dois empregos integrais, eu percebi que eu só ia para casa a noite para dormir e saía bem cedo para trabalhar. Eu não aproveitava meu namorado nem um segundo do dia. Ah! E os finais de semana eu viaja para empresa para visitar os revendedores de outras cidades e dar suporte a eles. Todo sábado e todo domingo na estrada, saindo cedo e voltando a noite. Mas meu salário quadriplicou, fui cada vez mais recompensado pelas minhas conquistas e profissionalmente eu estava me sentindo feliz.

Quando chegou o segundo mês, eu já estava mentalmente exausto de manter o concurso público e o trabalho de supervisor de vendas. Era evidente que eu era mais feliz sendo só supervisor de vendas. Eu tinha talento, era reconhecido, estava fazendo com amor e sendo recompensado por isso, não tinha dúvidas na minha cabeça que se fosse para escolher, eu escolheria continuar como supervisor. Mas minha família pedia que eu pensasse com calma, pois eu era concursado, não poderia ser demitido e tinha apenas dois meses que eu estava "me aventurando" na iniciativa privada, que ainda era um período de experiência. Complementaram que me apoiariam em qualquer decisão contanto que fosse levado as circunstâncias em consideração. Eu respeitei a opinião da minha família mas na minha cabeça eras tudo muito claro. No concurso eu estava a dois anos ganhando o mesma quantia, crescendo como profissional mas não sendo valorizado da mesma forma. Já na nova empresa eu conheci uma coisa maravilhosa chamada de metas! E como eu era voraz para cumprir as metas!

Enfim, chegou Março de 2021, resolvi tirar férias do meu concurso para me dedicar integralmente ao novo emprego. Estava todo animado por poder focar na minha carreira de vendas e já pensava em como usar minha graduação naquela carreira. Nossa, eu estava muito feliz, até viajei para praia com meu namorado naquele mês (mas levei o notebook do trabalho e celular comercial e tive que trabalhar até na viagem). Era o mês da minha vida. Até que um certo dia, eu estava em viagem comercial pela empresa e recebi uma ligação da minha chefe. Ela pedia que eu voltasse a empresa ainda naquele dia para uma reunião de última hora. Eu cancelei todas as minhas visitas naquele dia, retornei para a cidade da empresa. Chegando lá fui chamado para a sala de reuniões e suavemente me explicaram que a empresa tinha remodelado, se informatizado, e que basicamente meu trabalho seria substituído por robôs. Foi como um balde de água fria, eles disseram que eu continuaria trabalhando mas que era apenas para cumprir o prazo de 30 dias e que aquela reunião era um aviso prévio.

Eu não via a hora do mês de Abril chegar, e chegou. Foram as piores férias de um emprego e meus últimos do outro. Eu estava em uma crise interna e muito decepcionado comigo mesmo, não sabia onde tinha errado, mas também não sabia como fazer dar certo. Meu relacionamento foi muito afetado por minha situação e como se nada pudesse piorar eu consegui derrubar o celular do meu namorado na água, queimou o telefone todo. Como eu tinha um telefone comercial, eu emprestei o meu pessoal para ele até podermos comprar outro celular já que eu tinha estragado... Parecia que agora sim não tinha mais como piorar, mas o carro da empresa era alugado e eu guardava na minha garagem... Até que belo dia e raspei a lateral na entrada do portão da garagem e tive que pagar o conserto por conta própria. Meu mês de Abril terminou com mais uma dívida e menos um emprego. Essa conta não fechou.

Ah, o mês de maio, mês da abolição da escravatura, mês das mães e também o mês do trabalho. A sensação de ter perdido emprego no dia do trabalho é estranha, mas ainda bem que eu não estava totalmente perdido, ainda tinha meu concurso, a questão era que quando nos mudamos, eu fiz um empréstimo relativamente alto e com o desconto da parcela do empréstimo meu salário mal dava para dividir as contas com meu namorado. Eu resolvi não pensar demasiado sobre o assunto e me adaptei a minha nova realidade. Por outra ótica, esse foi o mês que mais cuidei de meu recente relacionamento, afinal de contas estávamos morando juntos a mais de quatro meses e eu não tínhamos nenhum momento nosso. Esse também foi o mês em que comi pela primeira vez o famoso bolo de chocolate do meu namorado, foi a primeira vez que usamos a churrasqueira da nossa casa, a primeira vez que fizemos uma viagem sem ter que se preocupar com trabalho, foi realmente um mês de renovação na nossa vida como casal.

Junho chegou em nossas vidas iluminando nossos caminhos, era o mês dos namorados, o mês do amor. Em Junho vimos o pôr-do-sol juntos bem pertinho do local em que demos nosso primeiro beijo. Foi tudo realmente mágico! Mas em junho também veio um pouco mais da nova realidade, foi a primeira vez que vi os preços na prateleira do supermercado, a primeira vez que realmente vi que meu padrão de vida estava acima do que eu podia pagar. Mas no finalzinho de Junho, ainda havia bem pouco das reservas da época das vacas gordas e decidi presentar a mim e a meu namorado com uma mini viagem a uma cidade turística próxima. Realmente foi muito gostoso, estávamos precisando esquecer da realidade por um dia, passeamos pelo parque, curtimos juntos cada segundo e por fim fomos fazer um passeio no histórico trem "Maria-Fumaça". Esse dia rendeu belas fotografias e lembranças. Aproveitamos e no retorno conhecemos outra cidade no caminho e tivemos um final de semana para se recordar na memória. Em relação ao trabalho, consegui fazer alguns trabalhos aos sábados e feriados que me ajudaram a segurar as pontas das contas. 

Entramos em Julho e junto conosco veio o frio, em Julho recebemos minha família para passar uma noite em nossa casa pela primeira vez. Vieram minha mãe e meu irmão, preparei um café da manhã para nós quatro e foi realmente muito especial para mim. Foi neste mês também que comecei a estudar sobre internet e perdi o pouco que tinha em estratégias erradas. No finalzinho do mês meu namorado começou a apresentar umas protuberâncias nas mãos que nos deixou preocupados.

Em Agosto iniciamos um tratamento para as mão do meus namorado pois as protuberâncias não iam embora. Tentamos pela rede pública mas não tinha vaga para fazer exames de sangue no momento. Entrei em desespero, pois estava preocupado com meu namorado e ele mais ainda. Por fim, resolvemos fazer os exames no particular e parcelamos em quatro vezes sem juros (estamos pagando até hoje). Graças a Deus todos os exames estavam dentro da normalidade e aparentemente era uma crise alérgica de algo que ele tocou ou comeu, o médico receitou uma injeção e as mãos dele foram voltando ao normal. Em Agosto foi quando eu decidi que não queria mais essa vida em que até para cuidar da saúde era difícil por conta do dinheiro. Foi nesse mês que virei a chavinha e resolvi resgatar um sonho antigo, o sonho de escrever.

E cá estou, dia 1º de setembro de 2021. Esse mês é muito importante para mim, é o mês de aniversário de minha avó querida que é a responsável por quem eu sou hoje e também é o mês de aniversário do meu namorado que me apoia, vive e mora comigo sete dias por semana há mais de oito meses. É o mês de eu tentar outra vez, é o mês da minha renovação como ser humano, é o mês eu que eu vou ter orgulho de dizer este é o Hendry Lenox.

Comentários